quarta-feira, 11 de julho de 2012

Saiba um pouco mais sobre os nossos oradores convidados para o Café de Ciência "A Guerra dos Sexos":


Mário Montenegro

É actor, encenador e director artístico da companhia de teatro Marionet. 
É doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde investiga sobre teatro de tema científico.

João Luís Nunes

João Luís da Costa Nunes é licenciado e mestre pelo Departamento de matemática da UC. Professor de matemática do ensino básico e secundário, atualmente do quadro da Escola Secundária de Cantanhede. Tem 21 anos de serviço. Entre os seus interesses, surge um particular gosto pela história das mulheres, principalmente a referente ao século XX. Interessa-se pela história do Estado Novo e o relevo das marcas deixadas no testamento deste regime. O início do seu estudo (primeiras mulheres licenciadas em matemática na UC) nasceu de se ter dado conta que conhecia a primeira mulher doutorada em matemática na UC, o que aconteceu (só?) em 1971. A primeira parte da sua investigação, por sugestão da Professora Doutora Irene Vaquinhas (da FLUC, que orienta gentilmente o seu trabalho livre) incidiu sobre as mulheres licenciadas, com base nos Anuários da UC, entrevistas, e outros. Apresentou, já neste ano, na ES Homem Cristo- Aveiro e no Museu da Ciência, parte do seu estudo. De seguida, avançará para o estudo das primeiras mulheres assistentes e doutoras no Departamento de matemática da UC.

Paulo Gama Mota

É Professor Associado, com nomeação definitiva, do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É doutorado em Biologia pela Universidade de Coimbra e investigador do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), onde coordena o Behavioural Ecology Group, fazendo por isso investigação em comportamento animal e evolução. Tem particular interesse no estudo da evolução de sinais e selecção sexual. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Etologia. É autor de várias dezenas de artigos científicos em publicações internacionais em comportamento animal e evolução. Foi editor da revista científica ‘Acta Ethologica’ e é revisor de várias outras revistas indexadas no SSI. É desde Dezembro de 2006 é Director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, tendo feito parte da equipa de coordenação da primeira fase de recuperação deste Museu – Laboratório Chimico da UC. Coordenou ou comissariou a realização de catorze exposições de divulgação e comunicação de ciência. Exemplos: “Darwin 150, 200”, “A Diversidade da Vida.” “Segredos da Luz e da matéria.” “Trânsito de Vénus. À procura do tamanho do Universo”. Foi coordenador do Museu Antropológico UC, de 1996 a 2002 e Director do Museu Nacional da Ciência e da Técnica, Dr. Mário Silva, de 2002 a 2006. Coordenou ainda o projecto POC de criação do Museu Digital da UC: www.museudaciencia.pt. Já ganhou vários prémios na área da Museologia.

Emília Duarte

É licenciada em Biologia, ramo científico, pela Universidade de Coimbra e doutorada em ciências, na especialidade de Bioquímica, também pela Universidade de Coimbra, tendo realizado parte do seu trabalho de investigação nos EUA. É Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, leccionando disciplinas de licenciatura e mestrado nas áreas da fisiologia humana, neurociências, envelhecimento e endocrinologia. É investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular, na área das neurociências. Publicou vários artigos científicos em revistas internacionais e orientou várias teses de doutoramento e mestrado na sua área de estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário